Pular para o conteúdo

Hospital ASCOMCER – Plano Diretor

Histórico, atualidade e futuro

Fundada em 1963 a ASCOMCER (Associação Feminina de Combate ao Câncer) surgiu com o objetivo de realizar campanhas e programas de prevenção contra o câncer de útero e mama. Desde então vem aprimorando suas atividades mas só obteve endereço próprio em 1998,quando foi inaugurado um prédio com enfermarias e atendimento ambulatorial em terreno cedido pela então administração municipal.

Foi firmado convênio com o SUS e passou-se a prestar serviços de quimioterapia. Mais tarde o hospital deu seu grande salto com a aquisição de bomba de cobalto e com o oferecimento de radioterapia, além da implantação do Centro Cirúrgico e CTI. Hoje, O hospital atende pacientes vindos de toda Zona da Mata Mineira, no entanto não teve um controle ou um programa adequado de planejamento do seu espaço físico, o que resulta em um edifício desatualizado quanto aos aspectos normativos, principalmente no que se refere a Norma RDC – 050 da ANVISA, que é exclusiva para o espaço físico de estabelecimentos de assistência a saúde (EAS).

Além da questão normativa, o espaço é desconfortável em vários aspectos para funcionários e usuários. A proposta do trabalho foi traçar diretrizes para que o hospital se aproximasse dos aspectos normativos e aumentasse seu nível de humanização, assim como prever demandas futuras e programar sua viabilidade, assim se incorporando ao Plano Diretor Administrativo, que sem um Plano também da infra-estrutura física não alcançará o nível mais básico de Acreditação Hospitalar do Ministério da Saúde.

Diagnóstico
1 – Lavanderia: Subdimensionamento
2 – Enfermarias: Ambientes pouco humanizados
3 – Comunicação visual interna deficiente
4 – Administração: Acúmulo de funções e pessoas no mesmo ambiente
5 – Falta de vestiários e área de conforto para funcionários
6 – Quartos no 2º pavimento: Banheiros não adaptados para deficientes
7 – Lazer de pacientes em área de circulação
8 – Iluminação e ventilação natural deficientes

Pav térreo: existente e projeto
Pav. superior: existente e projeto
Pav. subsolo: existente e projeto
Cobertura e implantação
Corte longitudinal
Fachada: existente e projeto
Terraço jardim e solário proposto
Pesquisa para realização do trabalho: visita ao escritório Jarbas Karman arquitetura de hospitais

Ficha Ténica

Projeto: Alex Couri | Orintação: Gustavo Abdalla | Juiz de Fora/MG